A Alenterapia tem como principal missão promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas através das atividades adequadas às necessidades físicas, cognitivas, psicossociais, sensoriais e emocionais. Pretende a divulgação da área da Terapia Ocupacional por toda a comunidade, disponibilizando informações baseadas em evidências científicas atualizadas, bem como apoiar e divulgar os serviços de prestação de cuidados exercido por uma terapeuta ocupacional em contexto de clínica e apoio domiciliar por todo o Alentejo.
Neste sentido, a terapeuta ocupacional (na clínica ou no domicilio) avalia as tarefas que a pessoa não consegue realizar, olhando para todos os aspetos da sua vida diária (trabalho, casa, ensino e lazer). Seguidamente, procura encontrar as melhores soluções para que o paciente se torne mais autónomo e independente, utilizando ao máximo as suas capacidades.
O plano de intervenção é sempre realizado à medida das limitações/dificuldades de cada criança, adolescente, adulto ou idoso e pode incluir os seguintes cuidados:
-
Treino das atividades de vida diária
-
Treino e reabilitação da função;
-
Orientação e aconselhamento dos cuidadores;
-
Aconselhamento de produtos de apoio;
-
Adaptação do meio envolvente;
-
Adaptação de utensílios e de mobiliário.
Alenterapia
Terapeuta Ocupacional
Andreia Pereiro
Formação
Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Beja
Formadora Certificada pelo IEFP (Traininghouse)
Frequência em diversas formações no âmbito da Terapia Ocupacional e outras áreas complementares, tais como: Primeiros Socorros; Saúde Mental na 3ª Idade; Saúde da pessoa idosa- Prevenção de problemas; Neuroreabilitação- Novas perspetivas; Metodologias de Avaliação e Intervenção nas Demências; Integração sensorial; Terapia de Snoezelen.
Frequência em diversos congressos e seminários
Fundadora do projeto Alenterapia desde de 2017
Blogger do Alenterapia desde de 2017